Rejeição 539: duplicidade com diferença na chave de acesso. O que isso significa?
Causa da Rejeição
Quando emitida uma NF-e e na SEFAZ já existir outra já autorizada com mesmo CNPJ emitente, Modelo, Série e Número.
Se essas informações estiverem iguais, significa que há uma duplicidade. Um exemplo simples: você está utilizando o sistema emissor de Notas, e vai emitir a de número 50, onde essa Rejeição irá aparecer, indicando que você usou aquela mesma numeração mas em outra data.
Outro exemplo: ao enviar uma Nota Fiscal (NF-e), se houver uma instabilidade na comunicação com a SEFAZ, o retorno da NF indicará ‘EM PROCESSAMENTO’. Posteriormente, o sistema reabilitará a NF-e para digitação, mas ao tentar emiti-la novamente, informará que já foi autorizada.
Na primeira transmissão, a SEFAZ autorizou a nota, mas uma falha na comunicação impediu a recepção da resposta. Na reemissão, a nota já estava autorizada.
COMO RESOLVER A REJEIÇÃO 539?
Se você usa algum emissor de Notas, nosso conselho é que você entre em contato com o suporte e informe que está ocorrendo este problema.
Troque a numeração e emita a NF-e rejeitada com outra numeração ainda não utilizada.
A SEFAZ rejeita a emissão de duas Notas Fiscais com o mesmo número, independentemente do tempo de emissão decorrido. Considere apenas uma nota fiscal quando houver o mesmo número e série.
OUTROS TIPOS DE REJEIÇÕES
Já se deparou com a ”Rejeição 938: Não informada VBCSRET, PST, VICMSSUBSTITUTO e VICMSSTRET”?
Este é um nome que assusta, mas é bem fácil de entender e resolver. Você pode CLICAR AQUI e ver como resolver.
Rejeição 806: OPERAÇÃO COM ICMS-ST SEM CEST.
Ela ocorre quando alguém emite uma NF-e de Operação sem informar o CEST (código especificador da substituição tributária). CLIQUE AQUI e saiba como resolver.
A Rejeição 778 ocorre quando se informa uma NCM inexistente, mas é fácil de resolver. Veja CLICANDO AQUI.