A Rejeição 728 ocorre quando alguém emite uma NF-e e o destinatário é Contribuinte do ICMS, mas não informa a sua IE.
COMO IDENTIFICAR SE O DESTINATÁRIO É CONTRIBUINTE OU NÃO DO ICMS?
Quando você vai emitir uma NF-e, e cadastra o destinatário da nota, existem 3 opções para marcar o tipo dele, são elas:
- Contribuinte ICMS (informar a IE do destinatário)
- Não Contribuinte, que pode ou não possuir IE ou Cadastro de Contribuintes do ICMS
- Contribuinte isento de Inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS
COMO RESOLVER A REJEIÇÃO 728?
Todo Destinatário identificado como Contribuinte de ICMS na emissão de NF-e, deve obrigatoriamente ter sua IE informada.
Há duas opções de resolver: a primeira é entrar em contato com o cliente e perguntar qual é a IE dele para você preencher e estar transmitindo a Nota Fiscal.
E a segunda opção é ir até o site do SINTEGRA e pegar essa Inscrição Estadual por lá.
COMO FUNCIONA NO FUGANHOLI SISTEMAS?
Repare que quando vai transmitir a Nota e a IE não está cadastrada, aparece uma mensagem em vermelho indicando onde está o erro.

Então desça a tela até os Dados do Cliente, certifique-se de verificar o Indicador de Inscrição Estadual e que o campo Inscrição Estadual esteja vazio.

Após copiar o número do CNPJ, acesse o site da SINTEGRA para obter mais informações.
Clique no estado que corresponde ao CNPJ do cliente para prosseguir. Certifique-se de selecionar corretamente a região correspondente ao CNPJ do seu cliente.

Uma tela se abrirá. Nesta etapa, você deve inserir o CNPJ e em seguida, clicar no Captcha para confirmar sua identificação como humano e, por fim, clique em “Consultar”.

Após seguir as etapas mencionadas, uma nova tela surgirá, contendo detalhes abrangentes como a IE, razão social, e outros dados relevantes. Agora, você pode copiar a Inscrição Estadual correta e atualizá-la no sistema.
CONCLUSÃO
Resolver esse problema é de extrema importância, pois a rejeição 728 em uma nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ter implicações fiscais e legais. É fundamental garantir a precisão e a conformidade das informações na NF-e, de acordo com a situação fiscal do destinatário, para evitar problemas com a Receita Federal e órgãos fiscais estaduais.
CLIQUE AQUI e conheça um sistema de emissão de NF-e que te ajudará a andar sempre dentro das leis fiscais!